Matérias
Introdução ao Centro de Documentação Teatral
O Centro de Documentação Teatral, criado no Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, existe há mais de 20 anos e dedica-se à preservação da memória e desenvolvimento de pesquisas sobre a história do teatro paulista e brasileiro
Projeto Arquivos Sonoros de Teatro
Passos ecoados, conversas cochichadas, risadas abafadas, espirros ocasionais, toques de celular rapidamente desligados. Três badaladas reverberam mergulhando a sala no silêncio da escuridão. Em poucos instantes, um som efervesce do fundo do palco pouco iluminado, uma melodia, um estrondo, uma voz – a materialização de um espetáculo único que se performa diante dos olhos e ouvidos de todos presentes na sala. O desabrochar desse fenômeno também não tarda a ocorrer: aplausos fervorosos, agradecimentos e as cortinas grossas que se fecham junto com o ciclo efêmero de uma peça.
Tunica Teixeira: uma das pioneiras da sonoplastia do teatro paulistano
Tunica, que se considera pesquisadora musical, diretora musical e sonoplasta, colaborou artisticamente em mais de 300 trilhas sonoras para teatro, além de fazer trabalhos em eventos, no cinema, na televisão, no rádio. Foi, também, diretora de teatro. Amplia os conhecimentos da sonoplastia que, atualmente, é responsável por diversas funções na composição de um espetáculo: a criação, a gravação, a sonorização e a operação de som. Foi responsável pela formação de muitos técnicos e técnicas que ensinou para auxiliá-la e dividir suas criações ao longo de seus 48 anos de profissão.