Introdução ao Centro de Documentação Teatral
O Centro de Documentação Teatral, criado no Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, existe há mais de 20 anos e dedica-se à preservação da memória e desenvolvimento de pesquisas sobre a história do teatro paulista e brasileiro
Desde sua fundação, além de incumbir-se de conservar, organizar e disponibilizar materiais dos mais variados tipos e formatos sobre a trajetória do Departamento de Artes Cênicas da ECA, vem se consolidando como um importante centro de custódia e de pesquisa a respeito do teatro feito na cidade de São Paulo.
O Centro surgiu a partir da organização do acervo do professor emérito da USP, Clóvis Garcia, que ao longo de sua extensa carreira foi ator, cenógrafo, crítico e docente. A ele juntaram-se outros pequenos conjuntos de colegas de departamento e, a partir do início dos anos 2000, o CDT passou a receber doações vindas de fora do âmbito universitário. Tal abertura se deu diante da percepção da precariedade da preservação especialmente da memória do teatro paulistano . Enquanto centro especializado, o CDT não encontra paralelo com outras instituições culturais de guarda, públicas ou privadas, uma vez que se dedica, exclusivamente, ao trato de documentação da cena.
Hoje, o acervo do CDT é formado, sobretudo, por doações de artistas, críticos, professores, grupos teatrais, entre outros. Todo o material é tratado visando sua preservação física e descrito em nossa base de dados a fim de permitir o acesso de pesquisadores, alunos e público em geral aos documentos.
Nosso acervo conta com grande volume de material textual, bem como iconográfico, sonoro e audiovisual, registrados em variados suportes e em rica tipologia.
Os nomes presentes na lista de titulares ultrapassam a casa dos 50. Há dramaturgos, como Gianfrancesco Guarnieri e Edy Lima, diretores, como Antunes Filho, atores e atrizes como Ruth Escobar e Cacilda Lanuza, críticos como Clóvis Garcia, Bárbara Heliodora Carneiro de Mendonça e Mariangela Alves de Lima, pesquisadores como Sebastião Milaré, professores, como Eduardo Vendramini e Celia Berrettini, cenógrafos, como Carlos Colabone, além do raro acervo da sonoplasta Maria Antonia Teixeira, a Tunica.
Além de se dedicar a conservar e descrever seu patrimônio documental, o CDT também abriga projetos, com claro viés documental, de pesquisadores e professores. No momento, contamos com 4 grupos de pesquisa: o do Inventário da Cena Paulistana, que identifica, registra e estuda os teatros que já existiram na cidade de São Paulo, desde a primeira Casa da Ópera fundada em 1763 até o presente. O projeto tem recebido apoio continuado das agências de fomento como FAPESP, CNPq e Condephaat.
Apresentando-se como um repositório de documentos está presente no Centro projeto Raros e Inéditos - dramaturgia brasileira do século XIX, que disponibiliza ao consulente textos de peças de teatro brasileiro de edições únicas (raros) ou manuscritos (inéditos), escritas entre 1801 e 1900. O trabalho é uma parceria entre professores da ECA e da Faculdade de Letras da USP. A mesma parceria resultou no projeto Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro, que visa ser uma fonte de pesquisa para estudantes e pesquisadores ligados aos cursos de Artes Cênicas, Letras, História e Ciências Sociais. Trata-se de um trabalho – sempre em processo - de levantamento da bibliografia crítica que se encontra em livros, revistas, anais de congressos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
O quarto grupo de pesquisa é o ETEx, Estudos de Teatro excêntrico, que busca ampliar as abordagens históricas e teóricas a propósito do teatro brasileiro ao rever a historiografia consagrada, abordando seus temas a partir de novos pontos de vista, ou trazendo novas questões e pesquisas para o centro das discussões.
Além desses projetos estruturados, o CDT ainda procura oferecer aos interessados a indicação de outros centros correlatos aos nossos interesses, sejam nacionais ou estrangeiros; a agenda de eventos da área, também nacionais ou internacionais, e o acesso aos resultados de nossos trabalhos através de publicações online e gratuitas.
Dessa forma, através das diversas atividades que desenvolvemos, o CDT crê contribuir com a preservação do patrimônio teatral brasileiro e oferecer aos interessados ferramentas para que estes possam desenvolver suas pesquisas, ampliando assim nosso conhecimento sobre essa rica área da cultura nacional.
O Guia do Acervo pode ser consultado em: https://cdt.eca.usp.br/sites/default/files/folheto_do_guia_completo_2022_0.pdf