Linha do Tempo
Espetáculo século XVI
Um auto de Natal organizado pelos colonos portugueses em São Paulo é cancelado pelo Padre Manoel da Nóbrega que pede a José de Anchieta que escreva um outro especialmente para a ocasião.
30 de nov. de 1561
Espetáculo Século XVI
José de Anchieta compõe e encena um auto de Natal a pedido do Padre Manoela da Nóbrega. Chamou-se Auto da Pregação Universal porque se destinava tanto a portugueses quanto indígenas. Foi escrito em três línguas ao mesmo tempo: português, espanhol e tupi. O auto fez grande sucesso em terras brasileiras e foi muitas vezes reencenado em toda a colônia. O próprio Anchieta usou-o para compor outros autos como o da Festa de São Lourenço no Rio de Janeiro em 1587.
25 de dez. de 1561
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Porfiar Errando, de autor anônimo, em um tablado defronte ao Palácio do Governador da Capitânia Luís António de Sousa Botelho Mourão (o Morgado de Mateus)
9 de jun. de 1766
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Anfitrião ou Júpter e Alcmena, de Antonio José da Silva - o Judeu - no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
6 de jun. de 1767
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Encantos de Medeia, e Antonio José da Silva - o Judeu - no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
9 de ago. de 1767
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Guerras do Alecrim e Manjerona, de Antonio José da Silva - o Judeu-, no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
27 de dez. de 1767
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Triunfos de São Francisco no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
17 de abr. de 1768
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Filinto Perseguido e Exaltado no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
19 de jun. de 1768
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Ignês de Castro no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
17 de jul. de 1768
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Sansão e Dalila no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
16 de out. de 1768
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça O Mais Heroico Segredo ou Artaxerxe, do autor italiano Pietro Metastasio, precedido de uma loa e seguido dos entremezes Dos toucinheiros de Atibaia e Das Lavadeiras no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
4 de abr. de 1769
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Velho Sergio no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
25 de jan. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Farnace em Eraclea, de Pietro Metastasio, no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
18 de fev. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da ópera Coriolano em Roma no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
22 de jun. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da ópera de Metastasio Mais Vale Amor que um Reino [Demofoonte em Trácia] no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
21 de ago. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Vencer Traições com Enganos e Disfarçar no Querer, de autor desconhecido, no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus. O espetáculo ainda contava com uma loa e entremezes.
23 de ago. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça A Ninfa Siringa, de autor desconhecido, no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
4 de nov. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Apresentação de uma ópera da qual não se conhece o título no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
18 de nov. de 1770
Espetáculo Século XVIII
Estreia da ópera A Clemência de Tito, do autor italiano Pietro Metastasio, no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus. A obra foi seguida pelo entremez Da Floreira.
26 de mai. de 1771
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Chiquina [Cecchina] no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
16 de jul. de 1772
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Pascoal Palh[n]o no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
25 de jul. de 1772
Espetáculo Século XVIII
Apresentação de entremezes no Pático do Colégio durante o governo de Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.
19 de ago. de 1772
Espetáculo Século XVIII
Estreia da peça Memórias de Paralvilho e Desgraças Graciosas no teatro instalado dentro do Palácio do Governador da Capitania, Luís António de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus.