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Grupos de Pesquisa

O Centro de Documentação Teatral da Universidade de São Paulo (ECA-USP) é um centro acadêmico essencial para a pesquisa e preservação do teatro no Brasil. Abaixo, apresentaremos alguns dos grupos de pesquisa afiliados, o compromisso dessas equipes é fundamental para o avanço do conhecimento teatral no cenário acadêmico.

Logo do Projeto "Inventário da Cena Paulista"

Inventário da Cena Paulista

O Inventário da Cena Paulistana tem como objetivo identificar, descrever e oferecer informações e documentação sobre os edifícios teatrais que já existiram na cidade de São Paulo, desde a primeira Casa da Ópera, em 1763 até os teatros contemporâneos. 

A partir da bibliografia existente e de pesquisa documental em arquivos públicos e privados, elaboramos para cada um deles uma ficha de descrição e uma pequena “biografia” que procura contextualizar sua existência na história teatral da cidade. 

Também nos propomos a identificar quais deles resistiram ao desabalado crescimento da cidade e permanecem como testemunhos de uma história sobre a qual ainda há muito a ser estudado. 

Em colaboração com o projeto Paulicea2.0, desenvolvido entre a UNIFESP (campi de Guarulhos e São José dos Campos), o Arquivo do Estado de SP, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Emory University (Estados Unidos), pudemos disponibilizar a localização de todos os edifícios identificados e visualizar mais claramente seu espaçamento pela cidade na medida da passagem do tempo. 

O projeto obteve financiamentos da FAPESP, do Condephaat e do CNPq para sua realização.

Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro (2014)

Esta bibliografia crítica trata-se de um trabalho de levantamento da bibliografia crítica que se encontra em livros, revistas, anais de congressos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Inevitavelmente sempre haverá lacunas a preencher, pois um trabalho dessa natureza requer constante atualização, o que significa que o leitor destas linhas também pode ser um colaborador, enviando-nos dados bibliográficos – de sua própria autoria ou de outrem - que serão incorporados ao que já está feito, e apontando eventuais incorreções. 

Logo do Projeto "Biografia Crítica do Teatro Brasileiro"
Logo do Projeto "Arquivos Sonoros do Teatro"

Arquivos Sonoros de Teatro

Este projeto visa a implementação de uma linha de pesquisa inexistente no Brasil: o estudo da dimensão sonora dos espetáculos em sua totalidade. Devido a sua extensão, o projeto se divide em quatro eixos: Léxico e Conceitos; Gênese da Criação Sonora do Teatro; Acervo e Humanidades Digitais; Criação Artística a partir de Arquivos Sonoros. A dificuldade do arquivamento e pesquisa de um fenômeno tão efêmero e polifônico quanto o som no teatro faz com que esse trabalho não busque a resolução da discussão, mas forneça as pistas, modelos e referências para futuros estudos.

Estudo do Teatro Ex-Cêntrico

O ETEx – Estudos do Teatro Ex-cêntrico foi idealizado por um grupo de pesquisadores, cujo objetivo é discutir acerca de peças, autores, gêneros, repertórios e/ou círculos teatrais de pouca visibilidade na historiografia teatral brasileira consagrada. Contudo, não se trata de desconsiderar a relevância estética das produções, autores ou movimentos teatrais já consagrados pelos estudiosos, mas fazer um exercício reflexivo que permita questionar determinados lugares-comuns da crítica que foram realizados em outros tempos e em outras circunstâncias.

Logo do Projeto "Teatro do Ex cêntrico"
Logo do Projeto "Tramas do Café com leite"

As Tramas do Café com Leite: Indumentárias de paulistas e mineiros

O projeto estuda a indumentária nestes dois estados no período da Primeira República, conhecido como Política do Café com Leite, já que Minas Gerais (leite) e São Paulo (café) alternavam o poder político entre si. Se um presidente era paulista, o próximo seria mineiro, e assim por diante. Era o poderio das elites dos dois estados garantindo espaços na administração do Brasil.

O projeto investiga o que a indumentária representou neste período e como suas representações eram feitas.

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